Grupos de Pesquisa




GRUPO DE PESQUISA: Acervos pessoais e memória coletiva: organização e tratamento técnico de acervos fotográficos sobre a História do Espírito Santo.

Líder do grupo:  André Malverdes
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da informação.
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Órgão: Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade: Departamento de Arquivologia

O acervo documental referente a “História da Exibição Cinematográfica no Espírito Santo” é uma iniciativa desenvolvida no âmbito de pesquisa pessoal que iniciou no curso de Especialização Lato Sensu, do Departamento de História da UFES no ano de 2000, desdobrada na pesquisa de dissertação no Mestrado em História Social da Relações Políticas do Programa de Pós Graduação em História da UFES e que resultou no livro No Escurinho dos Cinemas: A história das salas de exibição da Grande Vitória. A coleção resultante dessa pesquisa possui um acervo fotográfico composto de XXX documentos, produzidos entre 1907 e 2008, retratando as salas de exibições, seus entornos, inaugurações e interiores. O acervo conta ainda com notícias da imprensa local, cartazes, documentos textuais e entrevistas com ex-proprietários, funcionários e freqüentadores das salas. Os resultados esperados da pesquisa compreendem analisar a história da exibição cinematográfica no ES entre 1979 e 1985, descrever as informações encontradas e realizar a organização dos documentos digitalmente formando um banco de dados sobre o assunto e realizar levantamento dos acervos disponíveis em arquivos públicos e privados referentes a história do cinema no ES.


GRUPO DE PESQUISA: Cine Memória - a História das Salas de Cinema do E. Santo

Líder do grupo:  André Malverdes
Área predominante: Ciências Humanas; História.
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Órgão: Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade: Departamento de Arquivologia

Identificar as trajetória das salas de exibição cinematográfica no ES contextualizando com os órgão de políticas públicas para o cinema nacional.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?